O isolamento térmico pode ser feito através de placas de poliuretano (PU), por exemplo, em tetos, somente posicionando as placas de poliuretano na parte interior do telhado. As placas designadas a esse tipo de isolamento com poliuretano como matéria prima proporcionam excepcionais vantagens, como leveza, fácil manuseio e instalação, resistência, menor espaço ocupado, alta estabilidade e baixa condutividade térmica.
Dependendo da placa utilizada, pode-se obter isolamentos com temperaturas entre -40°C e +120°C. A espuma rígida de poliuretano é reconhecida como um dos mais competentes isolantes térmicos para uso em edificações. Sua propriedade de isolamento com baixas espessuras, pode oferecer, comparando-se com outros materiais, benefícios como facilidade de montagem e processamento, baixa condutividade térmica, baixo peso e alta resistência mecânica.
Além de tudo, o isolamento térmico feito com espuma de poliuretano disponibiliza a redução do consumo de energia elétrica. De acordo com especialistas, é possível obter uma redução do consumo de energia elétrica de 14% a 20% no isolamento térmico de paredes e de 36% a 42% na cobertura com telhas sanduíches.
Poliuretano é um material de isolamento térmico que proporciona diversas aplicações em indústrias de vários ramos. A mistura de poliol, isocianato e gás expansor podem ser diretamente injetados nas cavidades antecipadamente preparadas para receber a isolação térmica, ou podem vir em placas já preparadas. Ao reagir, o material se alastra e a própria dilatação causa o preenchimento de todas as lacunas, não permitindo que fiquem espaços vazios que proporcionam a condensação e aderindo firmemente a totalidade da área isolada, impedindo que o clima externo interfira no processo.
Plástico celular e rígido com diversidade de formas e aplicações, e que se exibi em forma de uma espuma moldada constituída por um aglomerado de grânulos. É muito aplicado em construção civil e na confecção de caixas térmicas de armazenagem de bebidas e alimentos. No mercado consumidor sua participação tem sido crescente, onde é destacada por sua leveza, sua capacidade de isolamento térmico e seu baixo custo. Para que a matéria seja produzida, é preciso passar por um processo de transformação física constituída de três fases: pré-expansão, armazenamento intermediário e moldagem.
Fabricada a partir de rochas basálticas especiais e outros minerais que, são aquecidos em torno de 1500ºC, além disso são transformados em filamentos que, aglomerados a soluções de resina orgânicas, permitem a fabricação de produtos com maior leveza e flexibilidade mesmo os muito rígidos, variando o grau de compactação.
É um material isolante fabricado através de fibra de vidro, colocado de maneira a apresentar uma textura parecida com a lã. Lã de vidro é fabricada em forma de rolos ("mantas") ou em placas, com diversificadas propriedades térmicas e mecânicas. Possui aplicação, em tipos especiais, tanto em propriedades químicas, de baixa reatividade ao meio, como conformação mecânica, tendo mínimo risco de uso, também em laboratório, indústria e outros segmentos, como no aquarismo, sendo objeto filtrador .
A isolação térmica feita com espuma elastomérica é indicada para temperaturas de operação variando de -50ºC a +105ºC, tendo como outras grandes aspectos como resistência ao fogo, baixa absorção de água e a possibilidade de ser aplicado mesmo com o equipamento/tubulação em operação.